terça-feira, 7 de agosto de 2007

Paixões & Amores 1.0

Sempre nutri grande admiração pelo Jornalismo e seus representantes. Em meio a tantos advogados, médicos e engenheiros, tive sempre um olhar mais amigável pelos ‘loucos’, que, segundo muitos, morrerão de fome, cedo ou tarde. Talvez seja pelos pré-requisitos necessários para tornar-se um jornalista de sucesso, que, definitivamente, não são poucos. Talvez seja, apenas, por encaixar-me, propositalmente, em meio a todos os ambientes e situações enfrentados por esses verdadeiros heróis. Situações, na maioria esmagadora das vezes, complexas e pouco confortáveis, física e moralmente.

Heróis, sim; pois é por meio deles que se sabe sobre tudo, de todos; das maneiras mais ecléticas possíveis: desde o mais irreverente ao mais melancólico. Indo de Arnaldo Jabor a William Wack, do sádico e irônico ao alinhado e aliado às boas maneiras, vejo que a imparcialidade, nessa área, é algo, terminantemente, desumano para com seus componentes.

Perdoem-me todos os jornalistas, universitários, ou aspirantes aos mesmos; mas, de fato, creio que seja impossível não deixar respingar uma pitada de sal ou de açúcar próprios, tão bem representados por palavras. E digo mais: sem as particularidades dos mesmos, as verdadeiras obras primas que (re)produzem ficariam um tanto quanto insípidas. Gosto de ler, nas entrelinhas ou nem tanto, um toque de opinião própria e originalidade sobre o que se discute.

Tudo, bem; tudo bem. Depois dessa verdadeira declaração de amor pela carreira, pensará que pretendo seguir a carreira, não é? Pois bem, venho a informá-lo do seguinte: meu amor pela respectiva Profissão é digno de um casal em Bodas de Diamante. Já minha paixão pela carreira é tão estável quanto uma de adolescentes recém-chocados à vida.

5 comentários:

Menáge à Trois disse...

Adorei o texto, muito bem articulado, metáforas bem criativas, muito bom, mas infelizmente não posso brindar minhas bodas com minha profissão de origem, e se fosse arrumar uma imagem para descrevê-la, diria que ser publicitária, para mim foi só um trampolim para outros sonhos.
Parabéns pelo blog

Como ninguém

Marilu disse...

adorei zé!

foi um texto extrmamnete vc!A sua cara!

mto bem escrito msm!!
beijão!

Lívia H. disse...

Escolhas, escolhas!
Faça a certa... faça a SUA!
Beijo primo!

Amélia Losada disse...

Zé,

Estou encantada, de verdade!
Adorei sua maneira de escrever, suas palavras têm força! São de muito impacto!

Já sou fã.
:*

Lilian Kerbel disse...

"...adolescentes recém-chocados à vida."

Depois dessa, vou-me embora!

Brincadeiras a parte, você tá arrasando, hein!
Beijão